O Programa de Pós-Graduação em Produtos Bioativos e Biociências (PPGProdBio) do ICF teve seu programa de doutorado aprovado pelo Conselho Universitário da UFRJ.

Em sessão realizada dia 09 de novembro de 2023, o CONSUNI/UFRJ apreciou duas propostas de programas de pós-graduação no CM UFRJ-Macaé: além da criação do doutorado do PPG ProdBio, aprovou-se a criação do Curso de Mestrado Profissional no Programa de Pos-Graduacao em Ensino na Educação Básica.

Ambos os cursos serão sediados em Macaé e, após a deliberação do CONSUNI, os pedidos serão submetidos à avaliação da CAPES. A ultima etapa avaliativa ocorrerá em 2024.

O PPGProdBio do ICF tem por finalidade básica a formação de pessoal qualificado para o desenvolvimento de atividades de pesquisa no campo de produtos bioativos de origem natural ou sintética acoplados aos diferentes temas abordados na área das biociências, direcionado para uma única área de concentração: Produtos Bioativos e Biociências.

Esta área de concentração visa a formação de recursos humanos capazes de promover o desenvolvimento cientifico e tecnológico de maneira multidisciplinar nas diversas áreas de Produtos Bioativos e Biociências. Busca-se atender a evolução científica com ações centradas em inovação, visando a descoberta de produtos bioativos, bem como o desenvolvimento de novos fármacos, estudos de novos alvos terapêuticos, ensaios biológicos e toxicológicos de produtos bioativos adotando novas estratégias terapêuticas direcionadas para a melhoria da saúde e que contemplem as necessidades regionais e nacionais.

Fazendo parte de mais uma etapa do processo de consolidação da UFRJ em Macaé e na região, o ICF confirma o grau de excelência pela forma como preza pela educação pública, gratuita e de qualidade.