A Colação de Grau é o ato pelo qual o aluno recebe o respectivo grau acadêmico pela finalização de seu curso superior. Para tal, o aluno deve estar com todas as atividades acadêmicas finalizadas em seu Boletim de Orientação Acadêmica - BOA (incluindo as notas das disciplinas, estágios e TCC), não possuir pendências na Biblioteca e abrir o processo de colação de grau junto à Secretaria Acadêmica e Direção do ICF.
As Colações de Grau regulares acontecerão semestralmente em cerimônia solene, de preferência no auditório da UFRJ, sempre ao final do período letivo. As Colações de Grau Excepcionais, de acordo com as normas aprovadas na 1ª Sessão do Conselho Deliberativo do ICF de 2025, acontecerão em datas previamente divulgadas e participarão os concluintes que tiverem comprovado motivo para a excepcionalidade.
NOVAS REGRAS PARA COLAÇÃO DE GRAU
Mediante a entrada em vigor da Resolução CEG 333/2024 que dispõe sobre a emissão e o registro de diploma digital dos cursos de graduação da UFRJ, a PR1 instituiu novas regras para as colações de grau no âmbito da UFRJ.
Desta forma, o formando deverá cumprir os requisitos, em duas etapas, a seguir:
- PARA A DIREÇÃO-GERAL DO ICF:
É necessário o envio para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. a seguinte documentação:
I - BOA zerado;
II - Declaração de Nada Consta da Biblioteca (solicitar via mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.);
III - Documentos que comprovem a necessidade de urgência para a Colação (no caso das colações excepcionais).
Exemplos de documentos para excepcionalidade: Contas de luz, telefone em nome do solicitante em residência fora do Estado do RJ; Declaração de emprego constando assinatura, carimbo e CNPJ do empregador; Declaração ou ata de aprovação em programa de pós-graduação.
- PARA A SECRETARIA ACADÊMICA DO CM UFRJ-MACAÉ:
Junto ao deferimento do pedido pela Direção, o formando deverá providenciar perante à Secretaria acadêmica do CM UFRJ-Macaé através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. a abertura do processo de Colação de Grau. O requerente deve enquadrar-se como provável formando, ou seja, deve existir a expectativa de que no fim do semestre em curso terá obtido o grau com aproveitamento de 100% dos créditos necessários para integralização curricular e estará adimplente com as obrigações necessárias à formatura.
Assim sendo, para solicitar habilitação à colação de grau e a expedição do diploma, é necessário encaminhar os seguintes documentos originais digitalizados separadamente, e nomeado conforme lista abaixo:
I – Requerimento de emissão de diploma – devidamente preenchido e assinado;
II – Certidão de Nascimento ou Casamento – incluindo todas as averbações e retificações de nome civil vigentes;
III – Documento de identidade oficial com foto – atualizado conforme a certidão de nascimento ou casamento. Caso utilize CNH, passaporte ou carteira de trabalho, o número do documento constará no diploma;
IV – CPF – dispensado caso o número já conste no documento de identidade apresentado (pode ser emitido pelo site da Receita Federal);
V – Certidão de quitação eleitoral – atualizada após as últimas eleições (pode ser emitida pelo site do TSE);
VI – Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação – obrigatório para todas as pessoas com menos de 46 anos sujeitas ao Serviço Militar. Para estudantes de Medicina e Farmácia ainda sujeitos ao serviço militar, apresentar o Certificado de Alistamento atualizado. Estudantes militares da ativa devem apresentar a Carteira de Identidade Militar;
VII – Certificado de Conclusão do Ensino Médio – frente e verso, com publicação no Diário Oficial, quando exigido pelo estado federativo da instituição de ensino emitente (obrigatório para diplomas emitidos no estado do Rio de Janeiro entre 1985 e 2016, exceto instituições federais);
VIII - Selfie segurando o documento de identidade – a imagem deve ser legível, com o documento próximo ao rosto.
IMPORTANTE:
. A digitalização deve garantir boa qualidade e legibilidade do documento.
. Frente e verso do documento devem ser incluídos no mesmo arquivo.
. Caso não tenha acesso a um scanner, recomenda-se o uso de aplicativos como CamScanner ou similares.
. Os arquivos devem ser enviados no formato PDF com a opção OCR ativada.
. Cada documento deve ser nomeado corretamente e enviado separadamente.
A Secretaria Acadêmica disponibilizará um prazo dentro do semestre letivo aos possíveis formandos das Colações Regulares para o envio da documentação e abertura do processo.
Os concluintes que optarem pela Colação Excepcional devem providenciar a documentação e enviá-la à Secretaria Acadêmica e Direção do ICF, impreterivelmente, em até 10 dias à data prevista para a solenidade.
A Colação de Grau só será autorizada com todos os requisitos completos, existe risco de revogação caso algum requisito não seja atendido.
CALENDÁRIO DE COLAÇÕES DE GRAU 2025.1
Colação de grau regular 2025.1
. 15/08/2025
Calendário de colações de grau excepcionais 2025.1
. 27/03/2025
. 29/04/2025
. 29/05/2025
. 17/06/2025
Normas de Colação de Grau do ICF
Informações importantes
. Recomendamos, fortemente, que atentem para os prazos de lançamento de RCS: Estágios Curriculares Obrigatórios, Atividades Curriculares Complementares, Atividades Curriculares de Extensão e TCC, de modo que o BOA possa ser zerado.
. Para tanto, é necessário que o discente envie aos professores responsáveis por cada RCS, os relatórios que se referem a cada um deles e, que seja em tempo hábil para que possam ser analisados e despachados à Coordenação (a qual fará os lançamentos no BOA). A mesma orientação é feita para as defesas de TCC.
. Assim, alertamos a necessidade de estarem atentos (alunos e orientadores) para a temporalidade dos processos. Não serão aceitos documentos e pedidos de colação enviados fora do prazo.